• Posted by : Zark 5 de jan. de 2018


    Olá Pokémaniacos!
    Como muitos já sabem os próximos jogos da franquia principal de Pokémon sairão para o Nintendo Switch e com isto muitos rumores e teorias começarão a surgir.
    Aqui eu vou teorizar algumas coisas e imaginar como os jogos serão visto que a mudança de poder entre as plataformas nunca foi tão grande quanto será do 3DS para o Switch, além disso esta será a primeira vez que os jogos da franquia principal rodarão em um console híbrido que tem a possibilidade de ser um console de mesa.
    Neste primeiro post, vou teorizar sobre a data de lançamento do jogo, analisando alguns fatos. E pelo que me parece, a oitava geração está chegando mais cedo do que muitos esperavam.
    Antes de começar a falar das datas, quero ressaltar aqui que é quase certeza que os próximos jogos serão os primeiros da oitava geração visto que todo os primeiros jogos lançados para um novo console foram de novas gerações, além disso grandes mudanças vem no início de novas gerações e não no meio delas e como este jogo promete isto, afirmo com quase certeza que os próximos jogos serão da oitava geração. Com isto dito vamos falar sobre a data de lançamento.
    Quando se fala em Pokémon muitas pessoas gostam de procurar por padrões, algo que de certa forma é algo que fez sentindo por muito tempo e ainda faz um pouco, mas se olharmos os últimos anos, podemos perceber que os padrões começaram a mudar e se perder.
    Vou desconsiderar as duas primeiras gerações para análise, pois como elas foram as primeiras, não havia padrões a ser seguidos. Antes de começar a análise, quero avisar todas as datas aqui se referem aos lançamentos das versões japonesas.
    Início da Terceira Geração (Duração Aproximada: 3 anos e 10 meses)
    Pokémon Ruby & Sapphire lançaram 21 de Novembro de 2002
    Pokémon FireRed & LeafGreen lançaram 29 de Janeiro de 2004
    Pokémon Emerald lançou 16 de Setembro de 2004
    Início da Quarta Geração (Duração Aproximada: 4 anos)
    Pokémon Diamond & Pearl lançaram 28 de Setembro de 2006
    Pokémon Platinum lanço 13 de Setembro de 2008
    Pokémon HeartGold & SoulSiver lançaram 12 de Setembro de 2009
    Início da Quinta Geração (Duração Aproximada: 3 anos e 1 mês)
    Pokémon Black & White lançaram 18 de Setembro de 2010
    Pokémon Black 2 & White 2 lançaram 2 de Junho de 2012
    Início da Sexta Geração (Duração Aproximada: 3 anos e 1 mês)
    Pokémon X & Y lançaram 12 de Outubro de 2013
    Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire lançaram 21 de Novembro de 2014
    Início da Sétima Geração
    Pokémon Sun & Moon lançaram 18 de Novembro de 2016
    Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon lançaram 17 de Novembro de 2017
    Início da Oitava Geração?
    Como puderam perceber a terceira e quarta geração duraram um tempo mais em comparação com as gerações posteriores e nenhuma geração durou menos que 3 anos, com isto muitos podem afirmar, com certeza, que os jogos de Pokémon do Switch serão lançados apenas no final 2019, quando a sétima geração completar 3 anos de vida.
    Apesar de isto ser o mais lógico e seguir melhor os padrões estabelecidos nos últimos anos, eu não creio que a oitava gerações deva demorar tanto tempo para lançar. Por quê? Vou separar em tópicos para as coisas ficarem melhores explicadas.

    Pokémon vende consoles
    O primeiro ponto que vou comentar, é sobre Pokémon ser uma franquia extremamente popular que impulsiona as vendas dos consoles da Nintendo, para ter ideia, nos lançamentos de USUM, as vendas do Nintendo 3DS aumentaram, mesmo ela já sendo um console relativamente velho com seu tempo de vida útil acabando.
    A Nintendo quer um Pokémon para Switch e ela quer que o jogo seja lançado o quanto antes, pois ela sabe que quando o jogo for lançados as vendas do Switch aumentaram consideravelmente. Em 2018, a Nintendo ainda não tem nenhum grande jogo anunciado para o ano e Pokémon certamente seria um dos caros chefes se for lançado neste ano.

    Pouco tempo para desenvolver os jogos?
    Este é um dos argumentos mais utilizados para aqueles que defendem que o jogo será lançado final de 2019 ou 2020, mas ele está errado.
    Primeiramente se olharmos a data de lançamento de Pokémon XY é possível perceber que ele lançou pouco mais de um ano depois de BW2, mas engana-se quem acredita que o tempo de desenvolvimento foi de apenas um ano e pouco meses, a própria Pokémon Company já revelou que os jogos ficaram em desenvolvimento por 3 anos e estavam sendo feitos desde o lançamento de BW2. Ou seja, muitos acreditam que Pokémon Switch começou a ser desenvolvido após o lançamento de USUM, algo que não é verdade, pois eles já deviam estar sendo desenvolvidos há muito tempo. Como não há como saber desde quando os jogos estão sendo desenvolvidos, o que no resta é especular.
    Alguns acreditam que Pokémon Switch começou a ser desenvolvido após o lançamento de Sun&Moon, e é verdade que após o lançamento de SM, Pokémon Switch estava sendo desenvolvido, isto é inclusive dito pela própria Pokémon Company, quando afirmou que USUM estava sendo desenvolvidos por menos da metade de desenvolvedores do que SM foi desenvolvido, além de que a equipe de USUM era novata e mais inexperiente, tanto que os veteranos acreditavam que este seria um bom exercício para eles.
    Apesar disso, eu creio que os jogos estavam sendo desenvolvidos antes mesmo do lançamento de Sun&Moon. Em Janeiro de 2014, alguns meses depois do lançamento de XY, surgiu um rumor sobre jogos de Pokémon sendo desenvolvidos para um novo console híbrido da Nintendo(Muito possivelmente o Switch), Pokémon Minus & Plus. Os rumores falavam que os jogos estavam em seus estágios bem iniciais e que muitas coisas poderiam deixar de ser verdades com o tempo, mas quem estiver interessado em ler sobre esses rumores, clique aqui.
    Os rumores sendo verdadeiros ou não, eu continuou acreditando que desde os protótipos do Switch estavam prontos, a Pokémon Company começou a desenvolver seus jogos para o novo console, claro que inicialmente, muitas coisas deviam ser só testes e ideia conceituais, mas, mesmo assim, a equipe de desenvolvedores já devia estar de olho no novo console, trabalhando com uma equipe reduzida seus jogos.
    Então o que eu acho que mesmo com uma pequena parte da equipe Pokémon Switch já estava sendo desenvolvido desde o lançamento de XY, mas não eram a prioridade na época, mas após os lançamentos de SM, tenho certeza que estes jogos viraram a maior prioridade.
    Como eu disse, só posso especular, mas se os jogos já estavam sendo desenvolvidos a tanto tempo, se eles lançarem no final de 2018, provavelmente terão algo em torno de 5 anos de desenvolvimento. Tempo mais do que suficiente para que os jogos estevam perfeitamente acabados.

    Padrões estão sendo quebrados
    Muitas pessoas se apegam a padrões, principalmente na franquia Pokémon, seja nos jogos, anime e até mesmo mangá. Mas o que a Nintendo já provou diversas vezes é que mesmo existindo algo parecido com padrões, ela sempre arruma uma forma de surpreender, isto foi com o lançamento de BW2, ou a falta do remake da terceira geração na quinta geração, ou a falta de Pokémon Z, ou os lançamentos de USUM.
    O que estou tentando dizer é que sim, há de certa formas padrões, mas eles estão sendo quebrados. Seja nos jogos, animes e até mesmos filmes. Por isso, creio que não devemos nos apegar muito a eles, pois como a Pokémon Company já nos provou ela sempre pode surpreender(Tipo lançar os remakes de Diamond & Pearl para Switch quando todo mundo esperava a oitava geração… Acho que isto já é demais rsrs).

    A Sétima Geração é diferente das outras
    Uma coisa que muitos já devem ter percebido é que a sétima geração é bem diferente das outras, começando pelo fato mais obvio que é a ausência de ginásios e um liga convencional.
    No anime a diferença também fica bem clara quando o gênero do anime mudou de Aventura para uma espécie de Slice of Life.
    Outra coisa que pode se notar de diferente na sétima geração é o fato de que os filmes de Pokémon estão passando em universos paralelos com outro Ash contando história que não se passam em Alola e sem os personagens principais do anime desta geração.
    Com tudo isto, quero dizer que a sétima geração é realmente diferente das outras e por isto ela pode ter uma vida útil menor, tanto que eu a considero mais uma geração mais comemorativa do que qualquer outra coisa. Afinal, foi nela que os jogos e anime fizeram 20 anos de vida, além do lançamento do vigésimo filme e do episódio de número 1000.

    Anime e Filmes
    O último ponto que quero comentar é sobre o anime e os filmes, pois neles podemos ter uma ideia se a geração já está próxima de ser finalizada ou não.
    Primeiramente falando dos filmes, é possível notar que desde a quinta geração todos os filmes apresentaram um Pokémon Mítico da geração e se olharmos para os Pokémons míticos de Alola, há apenas um que ainda não apareceu em nenhum filme, o Zeraora e ele deve aparecer no filme 21 lançado em 2018. E se isto ocorrer em 2019 não haverá nenhum Pokémon mítico da sétima geração para ser distribuído. Claro que isto não é necessariamente uma obrigação visto que o filme do Zoroark não contou com nenhum mítico da quarta geração, mas mesmo assim acaba sendo uma evidencia para um lançamento mais próximo dos novos jogos.
    Outra coisa que podemos perceber olhando os filmes é que no final de cada geração, o último filme sempre conta com elementos da geração seguinte, então podemos ficar esperando para ver se algo da oitava geração será introduzido neste filme.
    Agora falando do anime, em SM, como não há insígnias, Ash não está em busca delas, além disso os Capitães de Desafios não existem, apenas os Kahunas, ou seja, o desafio de Ash nesta região é derrotar os quatro Kahunas que existem em Alola e desde do episódio 36 que Ash conseguiu derrotar a segunda Kahuna de Alola, com isto ela já está na metade e isto ocorreu há diversos episódios atrás, então não será que o próximo Kahuna será derrotado logo nos próximos episódios. Outra coisa que já ocorreu no anime foi o arco da Fundação Aether, a verdadeira equipe vilã dos jogos, com isto não resta muita coisa para o anime fazer, além das batalhas com os restantes do Kahunas, um possível arco das Ultra Beats e talvez um possível torneio no final para lembrar a liga. E com tudo isto quero dizer que o anime não deve demorar muito para acabar, 45-60 episódios seriam mais do que suficiente para ele terminar.

    Qual Data?
    Com todos os tópicos e evidências que eu mostrei, eu cheguei a uma conclusão de quando o jogo deverá ser lançado. Para mim o mais lógico seria que os jogos fossem lançados entre Novembro 2018 e Março de 2019. Com isto a sétima geração se concluiria com 2 anos/2 anos 5 meses, que apesar de ser o menor tempo para uma geração até então, faria sentindo e lógica com tudo que eu mostrei até aqui.
    Se fossem me perguntam com datas mais exatas, eu não posso dizer com tanta certeza, mas as datas abaixo são algumas possíveis:
    16 de Novembro de 2018 (Sexta-feira antes da Black Friday)
    14 de Dezembro de 2018 (Sexta-feira que antecede a semana do Natal)
    1 de Março de 2019 (Sexta-feira próxima do aniversário de 23 anos de Pokémon e de 2 anos do Switch)
    Claro que estas datas exatas são puros chutes, e se os jogos forem lançados em algum desses dias, será muito sorte rsrs.


    É isso! Espero que tenham gostado! Comentem o que acharam e quando acham que os próximos jogos serão lançados! Tudo de melhor e até mais!

    Leave a Reply

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © 2013 - Hyperdimension Neptunia

    Zoroark Worlds - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan